Monday, April 23, 2018

Jogos Vorazes - Suzanne Collins [Resenha]


Jogos Vorazes

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!



  Título: Jogos Vorazes (Hunger Games)

  Autor: Suzanne Collins

  Editora: Rocco

  Páginas: 400

  Adicione no Skoob | Compre na Amazon


Que os Jogos comecem

A saga Jogos Vorazes foi uma de minhas leituras favoritas da vida e, portanto, não podia faltar no blog. É um livro muito inteligente. Infelizmente, não gostei muito da versão traduzida, pois acho que alguns termos não ficaram bem traduzidos.

Katniss Everdeen é uma garota inteligente de 17 anos que, após a morte de seu pai, cuida de sua mãe e irmã do melhor modo possível. Como vivem no distrito mais longínquo, não recebem muita atenção da Capital, que é responsável pelo abastecimento dos distritos. Pessoalmente, gosto muito de personagens fortes. Katniss não é uma garotinha sensível e sonhadora, ela é madura e disposta a tudo para proteger àqueles que ama.

Uma vez por ano meninos e meninas de doze a dezoito anos devem inscreverem-se para os Jogos vorazes. No dia da chamada "Colheita" Katniss e sua irmã de doze anos Prim estão com seus nomes inscritos e aguardam o sorteio. Quando o nome de Prim é escolhido, Katniss voluntaria-se para ir aos Jogos em seu lugar. Este sacrifício de Katniss é um dos pontos fortes do livro e mostra como ela está disposta a proteger e sacrificar-se por sua irmã.


A narração do livro é feita em primeira pessoa e isso nos aproxima muito da personagem principal. Portanto, conhecemos todos os medos de Katniss. Já falei aqui o quanto gosto de livros assim. Naturalmente, os jogos é a melhor parte do livro e é impossível respirar enquanto Katniss passa dias e noites sempre atenta ao perigo da proximidade de outros tributos.

Conforme vamos nos envolvendo com todos os personagens, é impossível não tornar nossos os problemas de Katniss. Afinal, ela é uma personagem apaixonante, real e extraordinária. Além disso, o livro nos trás diversas reflexões sobre como seria viver em um mundo de escasses. Onde somos forçados a baixar a cabeça para um governo opressor. Assim como outras distopias, nos faz questionar se nosso mundo poderia chegar a isso algum dia.

Como disse antes, não fiquei 100% satisfeita com a tradução, mas a história é fascinante. E vocês, Já leram? Leiam a resenha de: Em Chamas

8 comments:

  1. Oi
    pena que não curtiu muito a tradução. Eu li esse livro e adorei e é uma das minhas trilogias literárias preferida, além de uma distopia é uma história que faz refletir sobre a sociedade.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Eu sou APAIXONADA por Jogos Vorazes!
    Acho uma história épica, para fazer o leitor pensar e suas reviravoltas muito pertinentes para o enredo em si. ADORO!!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  3. eu gostei muito do filme, mas acredita que ainda não li o livro?
    quero muito ler, adoro distopias!

    ReplyDelete
  4. Oi Denise,
    Eu sou muuito chata com essa coisa de tradução. rsrs
    Como eu trabalho na área eu me pego criticando as escolhas do tradutor continuamente.
    Beijos

    ReplyDelete
  5. Oi Alessandra,
    Realmente é uma história incrível!
    Beijos!!

    ReplyDelete
  6. Oi Su!
    Você tem que ler!! É muito bom.
    Totalmente diferente do filme.

    ReplyDelete
  7. Olá
    Já tem alguns anos que li Jogos Vorazes, mas lembro bem da história. Eu li já a versão em português, então não encontrei problemas com tradução, mas quero muito comprar a versão em inglês pra reler. Gostei muito da sua resenha.

    Vidas em Preto e Branco

    ReplyDelete
  8. Eu também li a versão em português. A tradução é simplesmente péssima. Tem muita coisa que foi traduzida ao pé da letra e ficou horrível!!!
    kkkk

    ReplyDelete