Friday, February 9, 2018

[Resenha] Cartas de amor aos mortos - Ava Dellaira

Capa do livro Cartas de Amor aos Mortos da autora Ava Dellaira

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: Um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Título: Cartas de amor aos mortos (Love letters to the dead)

Autor: Ava Dellaira

Editora: Seguinte

Páginas: 344

Adicione no Skoob

Cartas de amor aos mortos é um livro que me mudou, mudou meu modo de ver a vida e a morte. É um livro extremamente tocante e sensível, que trata de assuntos pesados.

Eu já tinha ouvido falar muito sobre o livro, li muitas resenhas falando coisas ótimas sobre a autora e estava querendo lê-lo há muito tempo. A capa da editora seguinte chama muita atenção e, de certa forma, descreve bem o que podemos esperar do livro. Esse livro não é feliz e bonitinho, é dramático, intrigante e vai mexer com muitos sentimentos.

Laurel é nossa personagem principal. É uma menina jovem e confusa. Sua irmã mais velha morreu quando caiu de uma ponte há um ano e Laurel decide trocar para uma escola onde as pessoas não a olhem com pena ou fiquem lembrando-a do que aconteceu.
"Quanto mais você ama alguma coisa, mais difícil é perde-la."

 

Lá ela recebe a tarefa de escrever uma carta para alguém que já morreu, logo ela decide escrever para diversos de seus ídolos, mas as cartas tornam-se pessoais demais para serem entregues e é através delas que conhecemos sua história.

O livro é inteiramente contado através das cartas, nelas Laurel nos conta o que está acontecendo em sua vida, sobre seus amigos e sobre seus sentimentos em relação a May, sua irmã. A autora faz um ótimo paralelo entre as vidas conturbadas e mortes de algumas das celebridades a quem Laurel escreve, aproveitando para tocar em assuntos delicados como Drogas, Sexo, Homosexualidade, Abuso Sexual e Suicídio.
"Percebi que existe uma razão para Kristen, Tristan, Natalie, Hannah e eu estarmos juntos ali - somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal."

 

Não pude deixar de refletir muito durante essa leitura. Foi um livro que abriu meus olhos para diversos problemas que enfrentamos ou podemos vir a enfrentar em nossa vida. É um livro que recomendo a todos que leiam em algum momento de suas vidas.
Beijos!!! Não deixem de comentar!

8 comments:

  1. Oi, tudo bem? Amei a premissa do livro, com certeza eu gostaria de ler. A história parece bem instigante e cheia de surpresas, queria saber esses segredos do passado dela e da irmã. Fiquei bem curiosa. Bjss
    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Oi, Annie!

    Já vi algumas resenhas sobre esse livro e todas ressaltaram também a carga de drama e os assuntos polêmicos existentes no livro. Tenho muita curiosidade com a obra, com a forma que a personagem lida com seus dilemas e como a história transforma o leitor, fazendo-o refletir e enxergar as coisas de outro modo. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  3. Oi Izabel!
    É uma história de ficar presa e não querer largar.
    Se vier a ler, me conta o que achou.
    Obrigada pelo comentário! Beijos!!

    ReplyDelete
  4. Oi Carol!
    Realmente esse livro abre muito os nossos olhos. Ele tem uma personagem maravilhosa que te prende até o fim e você fica totalmente ligado à ela.
    Espero que você leia. Depois me diz o que achou.
    Obrigada por comentar! Beijos!

    ReplyDelete
  5. Eu gosto de livros que possuem essa capacidade.
    Que nos muda, nos faz enxergar as coisas com outros olhos, de outras formas. E que nos ensina.
    Livro bom é aquele que mexe conosco.
    Adorei e quero muito ler esse.

    Abraços,
    Natalia
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ReplyDelete
  6. Tenho lido excelentes críticas a esse livro, estou muito curioso para o ler, parece ser muito interessante e essa capa é linda. :)

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete
  7. Oi Natalia.
    Esse livro é lindo. Se você gosta de livros assim deve ler esse!
    Depois me conta o que achou. Obrigada por comentar.
    Beijos!!

    ReplyDelete
  8. Oi!
    Lê sim. Depois vem contar o que achou.
    Beijos!

    ReplyDelete